domingo, 29 de setembro de 2013

O Eldorado do Século XXI


O Eldorado do Século XXI

É importante garantir uma presença significativa da África no mundo hodierno. O desafio da inovação não pode ser enfrentado sem grandes investimentos intelectuais. Será uma casualidade o facto de o Banco Mundial considerar um luxo o ensino superior em África? Os africanos que não se enganem: enquanto os seus governantes reprimem os jovens e os condenam a encontrar expedientes para sobreviverem no dia-a-dia, as grandes multinacionais afadigam-se em encontrar a maneira mais fácil de deitar a mão ao ouro, aos diamantes, ao cobre, ao alumínio e ao petróleo do continente. Sabem que a África é, agora mais que nunca, o eldorado do século XXI. As televisões não o dizem. 

Mantêm distraída a opinião pública ocidental com a sida, a fome, as guerras étnicas, as secas e a corrupção, Mas os senhores do norte movem-se, irresistivelmente, atraídos pelo eldorado africano. A globalização impõe esta mobilidade estrutural, que é uma dimensão da ordem neoliberal, ao mesmo tempo que a opinião ocidental se apresta a controlar a mobilidade do sul e a rechaçar os inavsores. Por outro lado, se o futuro da humanidade pertence às "Sociedades e culturas mestiças", a África não tem nada a mendigar aos outros povos. Da memória da sua cultura poderá, talves, tirar algo para oferecer a um mundo em que o mercado todo poderoso subjaga sociedades inteiras com a ditadura do imediato e do instantâneo. É este o espectáculo de vazio que o novo capitalismo nos oferece. Se aspirar a renascer, a África não pode deixar-se seduzir por esta civilização incapaz de satisfazer as aspirações do ser humano. Numa altura em que o o centro de gravidade do mundo se desloca do Norte para o Sul, particularmente para a África, devido ao seu crescimento demográfico e ao seu potencial econômico, perfila-se nas suas enormes dimensões o principal desafio: reconsiderar a relação entre o social e o econômico, entre o mercado e a cultura. 

Este é um campo de investigação privilegiado para os intelectuais africanos, que têm de mobilizar as suas inteligências se quiserem evitar que os seus povos tenham de sentar-se segundo a estupenda expressão de Ki-Zerbo - "na esteira alheia". No centro da confontração entre a África e a globalização encontramos a pretenção de o Ocidente querer impor as suas crenças como se elas fossem universais. Para escapar ao vazio, que se tornou insupostável mesmo para o Ocidente, precisamos de redescobrir a África, continente que encerra uma imensa reserva de sentimentos e de recursos: é este o capital que é preciso valorizar para que finalmente germine a esperança no coração dos "condenados da terra" e raiem novas alvoradas em África. Pesem embora todas as aparências, a África não está fechada. Nasceu uma tradição inventiva. Fracassado o sonho de emprego por toda vida, que por tanto tempo seduziu as gerações da independência, os jovens e as mulheres inventam novas actividades. São estas invenções dos "pequenos" que alimentam a esperança. A África renasce para lá dos esterótipos gastos. Com obstinação. 
- Postado por: Reiller,Tiago e Hudson-CONFEPI

Violência e terror marcam disputas territoriais em pleno séc XXI


Violência e terror marcam disputas territoriais em pleno séc XXI

Um em cada três países vive em conflito. São guerras com alta tecnologia e armas nem tão precisas, conflitos tribais e ataques terroristas.

 

Três semanas acompanhando imagens de destruição e desespero em Gaza. Não faz muito tempo, e eram os horrores no Iraque e no Afeganistão que nos angustiavam. Violência e terror, violência e ódio por intolerância, para disputar fronteiras e em muitos cantos do planeta, no século 21.

Leia mais sobre Mundo no G1

O mundo é um lugar perigoso. Neste momento, um em cada três países vive em conflito, e oito nações estão em guerra aberta.

Entramos este ano acompanhando ao vivo a invasão da Faixa de Gaza pelo exército israelense. No Oriente Médio, uma das regiões mais explosivas do planeta, o Iraque, o Afeganistão e, por proximidade, o Paquistão também vivem conflito armado.

Em uma casa, em Paris, 15 estrangeiros aprendem a língua do país que os acolheu. São todos jornalistas, exilados políticos, vindos de regiões de conflito: do Iraque, da Etiópia, do norte da África e do Azerbaijão.

Há nações de conflitos latentes, que vivem com o medo de insurgentes. Como a Argélia, onde Saifal Khayat era chefe de redação de um jornal. Foi calado pelo governo, após denunciar abusos cometidos contra civis, em nome da repressão ao terrorismo.

“Um jornalista, que não pode escrever e não pode trabalhar, está morto. Há uma parte dele que morre”, comenta.

A Argélia vive sob um regime duro, que, para enfrentar radicais islâmicos vive há 16 anos em estado de emergência.

“O petróleo é uma calamidade e uma tortura para os argelinos. O mundo ocidental não questiona o governo, porque eles compram o petróleo e o gás da Argélia e fecham os olhos para a falta de liberdade e democracia”, afirma o jornalista.

No maior país da África, o Sudão, na região de Darfur, mais de meio milhão de pessoas morreram nos últimos cinco anos, sem que o Ocidente tome uma medida para acabar com o genocídio, promovido com apoio do governo, também fornecedor de petróleo.

O combustível está na origem da instabilidade da região do delta do Rio Niger, na Nigéria, que deixou 14 mil mortos e mais de três milhões desabrigados desde 1999.

Para um jornalista iraquiano, foi o petróleo, não combate ao terrorismo, que motivou a invasão americana. Escreveu dois livros condenando o extremismo religioso. Um líder xiita emitiu uma ordem para matá-lo. Ele deixou para trás um programa de TV, no qual tentava aproximar as diferentes facções pelo diálogo, e uma filha de 2 anos - Rose.

A ONU define conflito armado o que mata mais de mil pessoas por ano. Isso inclui o México, com oito mil mortes por ano na guerra do tráfico.

Conflitos territoriais provocam derramamento de sangue longe das áreas disputadas. Os ataques a hotéis e estações de trem em Mumbai, na Índia, há menos de dois meses, foram motivados, segundo a polícia indiana, pela disputa na Cachemira - muito ao norte.

No Congo, acontece uma das piores crises humanitárias de hoje. A disputa tribal mata mais de mil pessoas por dia - de fome, doenças infecciosas e também de morte violenta, no mais primitivo tipo de combate.

As vítimas civis são a marca dos conflitos do século 21: guerras com alta tecnologia e armas nem tão precisas, conflitos tribais e ataques terroristas. Neste século, as guerras não têm mais um front de batalha, ou todo lugar é considerado front.

Na sangrenta Primeira Guerra Mundial, 5% das vítimas eram civis. Hoje, são 75% dos mortos que não têm idade militar ou nunca pegaram em uma arma.

Fonte:
http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL ... ECULO.html

sábado, 28 de setembro de 2013

Luta contra o mundo Testemunho

Luta contra o mundo

 
 
 
Em entrevista cedida à Portas Abertas em 2 de abril de 2013, o pastor sírio Edward Awabdeh, da Igreja Aliança em Damasco, comenta sobre a situação em que se encontra a comunidade e como a Igreja procura ajudar. Sua igreja é parceira da Portas Abertas na Síria, e tem auxiliado 350 famílias
 
"As pessoas definitivamente estão com medo. Existe o risco real e a ansiedade. São 24 horas de tiros e bombardeios por dia. Quando as pessoas vão dormir, às vezes dormem no corredor das residências por causa das explosões. Tudo isso produz um efeito catastrófico sobre toda uma geração.
 
A economia está se deteriorando. As pessoas não podem comprar muitos itens. Muitas coisas estão escassas. As empresas estão paradas, tudo custa muito caro. O transporte entre as cidades é quase impossível.
 
Muitas pessoas não veem uma luz no fim do túnel, muito pelo contrário: as coisas estão cada vez piores, com mais combates e derramamento de sangue.
 
Isso tem dificultado a obtenção de materiais para o serviço assistencial. Às vezes leva até duas semanas para conseguir os produtos suficientes. Em outras situações é preciso fazer isso de maneira não convencional. Por exemplo, ao invés de comprar óleo em latas pequenas, compramos em galões e enchemos as latas menores para depois distribuir. Para obter muitos produtos temos que ir à periferia da cidade e isso é muito arriscado.
 
É difícil pra nós, tem se tornado cada vez mais complicado. Há oposição de várias partes. Por exemplo, as pessoas que moram no bairro se opõem aos refugiados que têm chegado à sua região. Agradecemos a Deus porque até agora temos conseguido ajudar todos eles. Na última semana abrimos um centro de distribuição, agora temos ajudado milhares de famílias. Um casal muito ativo no trabalho teve que deixar o país. Louvamos a Deus por que pudemos realocá-los e por todas as pessoas que têm orado por nós. Temos sentido o efeito disso, nos sentimos apoiados por essas orações, pessoal e ministerialmente.
 
As mulheres e crianças compõem o grupo mais vulnerável. Todo dia mulheres me procuram chorando, contando suas histórias e dificuldades pelas quais estão passando. Na maior parte das famílias que fugiram, o fator mais preocupante é o de que a mulher não aguenta mais essa situação de conviver com o medo por elas e por seus filhos 24 horas por dia. Emocionalmente a situação é desafiadora. É por isso que temos reuniões especiais para as mulheres na igreja. Ali elas se encontram, podem chorar juntas e se encorajar mutuamente.
 
Eu estimo que 50% das mulheres na Igreja estejam em depressão, elas choram com frequência. Algumas escrevem poemas, outras procuram se expressar no facebook. Temos s treinado nossa equipe para que visite as casas de refugiados e os auxilie a lidar com os traumas. Temos promovido encontros entre mulheres.
 
Por exemplo, no dia das mães (21 de março na Síria), eu preguei sobre como Deus aprecia o papel materno. Também encorajamos as mulheres a se envolverem no serviço assistencial aos desabrigados.
 
Na igreja também temos grupos de debates para mulheres, nos grupos elas debatem sobre certas questões quotidianas como a criação dos filhos, casamento, etc.
 
A situação atual do povo sírio é muito delicada. Nós trabalhamos com amor e respeito às pessoas e temos percebido que as visitas significam muito para nosso povo. Durante as visitas encontramos famílias que sentem vergonha de pedir ajuda, mas ao vê-las passando frio e com fome, as ajudamos. Isso tem marcado positivamente cada uma delas. Nós estendemos ao próximo o pão e o amor de Cristo, através do pão propagamos o evangelho."
 

Missionária brasileira fala sobre a situação atual na Síria

Missionária brasileira fala sobre a situação atual na Síria

Voluntária no Oriente Médio há 17 anos, Raquel Elana passou 6 meses ajudando refugiados que deixaram campo de Zaatari, na Jordânia
missionaria_raquel.jpg

Aos 40 anos, a brasileira Raquel Elana passou quase metade da vida como voluntária no Oriente Médio. Já são 17 anos como missionária da Igreja Batista, os últimos seis meses na Jordânia, ajudando refugiados que deixaram a Síria, país vizinho mergulhado numa guerra civil que já deixou 100 mil mortos nos últimos dois anos e meio. Antes, esteve em lugares como Líbano e territórios palestinos, onde conviveu com mulheres que sofriam por causa da opressão masculina.

Raquel, que também é professora e tem diversos livros sobre as missões publicados - o próximo será pela editora Multifoco - trabalhou na Jordânia, na periferia de al-Mafraq, ajudando refugiados que deixaram o campo de Zaatari, o maior do país, com 120 mil pessoas. A ONU calcula que pouco mais de 30% dos dois milhões de sírios que deixaram o país vivem nos campos. A grande maioria foge da polícia e acaba encontrando uma vida difícil nas cidades.
"Dentro do campo há várias organizações não governamentais, mas, mesmo com a ajuda, muitos saem de lá porque vivem sem ter o que comer ou o que vestir. Eu atendia cerca de cem famílias por mês, fornecendo cestas básicas, remédios e conforto espiritual", afirma.
Na Jordânia, país predominantemente muçulmano, Raquel tem que lidar ainda com o conflito religioso. Lá, ela é voluntária, e não missionária da Junta Administrativa de Missões (Jami). A professora conta que já chegou a ser interrogada por policiais por ser cristã. E lembra a destruição de Maaloula, vila de cristãos ortodoxos, praticamente destruída pela guerra civil.
"Usamos a palavra ‘voluntário’. Missionário lá tem outro teor, diferente do daqui. Eles pensam que nosso objetivo é a conversão, o que não é verdade", explica ela, que já atendeu até os rebeldes do Exército Livre da Síria.
Com a iminência de uma intervenção militar americana - nos últimos dias mais distante devido ao acordo russo-americano - o grupo de religiosos que trabalha com os refugiados está menor. Os que ficaram, de outras missões, têm trabalho dobrado, numa situação cada vez mais caótica. E embora a maioria dos jordanianos não acredite que o país vá se envolver em uma possível guerra, muitos temem que a economia afunde ainda mais e que o número de refugiados aumente.
"A população toda aprendeu a viver com medo, mas ninguém quer a guerra. Nem os jordanianos nem os refugiados, que, em sua maioria, não apoiam o Bashar (al-Assad, o presidente sírio), mas também não querem ajuda dos rebeldes. Eles estão depressivos. O povo chora muito pela destruição da Síria. Estão revoltados com os dois lados", afirma a missionária, que tem planos de voltar no ano que vem para continuar o trabalho.
Acesse www.apoiesiria.org e participe da ajuda da Portas Abertas no país

uma Igreja Batista na America realiza casamento lésbico e fiel decide processar denominação

Igreja Batista realiza casamento lésbico e fiel decide processar denominação
O Distrito de Colúmbia [onde fica a capital dos EUA] começou a disponibilizar licenças de casamento para duplas de mesmo sexo em março, juntando-se a cinco estados que revogaram a definição legal de casamento entre um homem e uma mulher.


Para Yvonne Moore, quando sua congregação batista do Sul realizou uma “cerimônia de compromisso” lésbico, não foi só algo contra a Bíblia — foi uma traição pessoal.
A traição levou a idosa negra, que havia frequentado a Igreja Batista da Aliança em Washington D.C. durante 37 anos, a processar para que suas doações semanais fossem devolvidas — doações avaliadas em aproximadamente 250 mil dólares.
“Fiquei transtornada — eu dou para a igreja dez centavos de cada dólar. Eu pago dízimos, e eles não respeitaram os membros o suficiente para nos escutar”, disse Moore numa entrevista da CNN publicada na quinta-feira. “Não acredito nessas coisas. Sou uma batista do Sul. A Bíblia fala contra o homossexualismo — não se pode levar isso para dentro da igreja”, disse ela.
Moore diz que frequentou o evento não acreditando que ocorreria em sua igreja, e achou a cerimônia “totalmente repugnante”.
Evidentemente, Moore não é o único membro transtornado com a mudança: a reportagem da CNN menciona brevemente que a congregação perdeu metade de suas famílias por causa do descalabro. Os pastores Christine e Dennis Wiley, porém, foram obstinados em sua decisão de celebrar a união da dupla lésbica.
“Não dá para você simplesmente ler uma Bíblia e pensar que de certa maneira você não dominou a palavra de Deus”, disse Dennis Wiley.
Mais tarde Moore desistiu do processo, embora tenha dito que não voltará mais àquela igreja.
Num encontro anual neste mês, os líderes americanos dos batistas do Sul aprovaram resoluções se opondo à normalização da homossexualidade nas forças armadas e no ambiente de trabalho.

Cristãos paquistaneses saem às ruas contra atentado em igreja

Cristãos paquistaneses saem às ruas contra atentado em igreja
Cristãos paquistaneses saem às ruas contra atentado em igrejaCristãos paquistaneses saem às ruas contra atentado em igreja

O grupo extremista Junood ul Hifsa promete atacar todos os estrangeiros e não muçulmanos
Essa segunda-feira (23) foi um dia de protesto no Paquistão, pois milhares de cristãos saíram às ruas contra o ataque que deixou 81 mortos em uma igreja cristã.
Várias cidades do país tiveram manifestações incluindo Karachi, Islamabad, Lahore e Faisalabad, os cristãos se reuniram um dia depois do duplo atentado suicida que aconteceu neste domingo na Igreja de Todos os Santos em Peshawar.
Só em Islamabad foram mais de 600 manifestantes que bloquearam a principal estrada da cidade causando grandes engarrafamentos na manhã desta segunda.
Talibãs paquistaneses assumiram o atentado na igreja onde centenas de pessoas estavam reunidas para cultuar a Deus. Além dos mortos, 130 pessoas ficaram feridas.
enterro de cristaos em peshawar Cristãos paquistaneses saem às ruas contra atentado em igreja
Cristã chora a morte do irmão no atentado em Peshawar
De acordo com a agência AFP, os talibãs estão dispostos a atentar contra os estrangeiros para vingar os ataques americanos contra a Al-Qaeda. “Cometemos o atentado suicida na igreja de Peshawar e continuaremos atacando os estrangeiros e não muçulmanos até que parem os ataques de drones”, disse um porta-voz do grupo Junood ul Hifsa, Ahmad Marwat, que a nova facção extremista do país.
As manifestações pediam justiça pelas mortes e mais proteção do Estado. Os cristãos aproveitaram o momento para denunciar a incapacidade do governo paquistanês de protegê-los, já que eles são a minoria religiosa do país. Os cristãos representam apenas 2% da população do Paquistão que tem 180 milhões de habitantes, onde a maioria professa a fé islâmica.
Fonte: Gospel Prime

Vladimir Putin: "Líderes mundiais devem se unir contra a perseguição religiosa"

Vladimir Putin: "Líderes mundiais devem se unir contra a perseguição religiosa"





Vladimir Putin, presidente da Rússia, convocou os líderes políticos mundiais para unir esforços contra as perseguições violentas contra os cristãos que surgiram em muitos países, especialmente no Oriente Médio. As declarações foram feitas em Moscou, durante uma reunião do líder político russo com líderes da Igreja Ortodoxa, na semana passada.

"É com preocupação que vejo que, em muitas regiões do mundo, especialmente no Oriente Médio e na África, as tensões interconfessionais estão aumentando, e os direitos das minorias religiosas são violados, incluindo os dos cristãos e cristãos ortodoxos", disse Putin. "Esse problema deve ser observado com muita atenção pela comunidade internacional. É importante hoje que reunamos esforços para prevenir conflitos interculturais e interreligiosos, que se apresentam como sendo as revoltas mais graves."

O presidente da Rússia ainda falou sobre a parceria entre o governo russo e a Igreja Ortodoxa no país, para evitar os conflitos religiosos. "Nós agimos como verdadeiros parceiros e colegas, para resolver problemas domésticos e internacionais mais urgentes, e para implementar iniciativas conjuntas para o benefício do nosso país e as pessoas," concluiu.

Fonte: Life Site News
Via: VINACC

A PUNIÇÃO POR LER A BÍBLIA NA ARÁBIA SAUDITA.

A PUNIÇÃO POR LER A BÍBLIA NA ARÁBIA SAUDITA.

Só veja as imagens abaixo se você estiver disposto a ver cenas fotes +18






* Esta é uma nova forma de punição em uma das nações sauditas. De acordo com relatórios enviados, esta é uma nova punição utilizado em pelo menos uma pessoa encontrada para possuir uma Bíblia [a imagem mostra um acidente, mas é um exemplo dos danos causados ​​por este tipo de punição e ferramentas utilizadas] .
Para além da sua lei Sharia, com base da doutrina do seu "profeta Mohammed (senhor da guerra e pedófilo), a Arábia Saudita tem sido aquém do cabeça-helicópteros para as suas + execuções 2.500 por ano PER carrasco e foram anunciando para preencher essas vagas sujas por muito em algum momento.
O carrasco é um trabalho feito por "status inferior" indivíduo e é uma posição que é pago por execução pelo governo sob acordos de confidencialidade. O governo também oferece a espada. O governo saudita tem considerado pelotões de fuzilamento para preencher a escassez de executores.
carrascos disseram que estão "orgulhosos de fazer a obra de Deus." Mas é um deus ou um homem que frase dessas pessoas, sem um julgamento justo, torturados para confissões?
E ele não fica melhor em outras sociedades muçulmanas. O governo iraniano anunciou novas ferramentas de punição legal sob Sharia: uma serra eletrônico agora está sendo usado para cortar mãos, dedos e pés [ver foto do anúncio do governo abaixo]. E agora um tipo de máquina trituradora é implementado em alguns lugares para punições.


IRÃ: Fica há melhor em outras partes do mundo muçulmano. Um homem tem sua mão cortada. Em janeiro de 2013, o governo iraniano publicou fotos de uma nova ferramenta para o corte de dedos e mãos as pessoas. O aparelho, semelhante a uma serra, foi utilizado para a amputação público dos dedos de um adúltero na quarta-feira. As imagens foram publicadas pela imprensa em agências oficiais iranianas. Parece que a máquina tenha sido usado antes, mas não está claro por quanto tempo. A máquina tem a intenção de substituir o corte manual de membros por faca.




Livros didáticos distribuídos nas escolas da Arábia Saudita ensinar as crianças a cortar mãos e pés de um ladrão sob a lei Sharia - Foto Daily Mail. Os livros foram publicados e entregues aos 9 e 10 séries do ensino fundamental, apesar das promessas da Arábia Saudita para limpar livros didáticos no reino. Ali Al-Ahmed, diretor do Instituto para os Assuntos do Golfo, disse à Fox News: "Este é o lugar onde o terrorismo começa, no sistema de ensino. "Eles mostram aos alunos como cortar (a) mão e os pés de um ladrão", ele said.The livros foram impressos para o ano lectivo de 2010-2011 e traduzido do árabe pelo instituto. Em um deles, para nono ano de escolaridade, os alunos são ensinados a aniquilação do povo judeu é imperativo. Além de pedir o assassinato de judeus, os textos supostamente chamar as mulheres "fraco" e ensina que gays são perigosos e devem ser condenados à morte.

Cenas Muito Forte: Criança Cristã é decapitada e mostrada como troféu na Síria

Cenas Muito Forte: Criança Cristã é decapitada e mostrada como troféu na Síria
Criança Cristã é decapitada na Síria: O sinal de extremismo e fanáticos, as longas barbas, está presente em todos a cada um destes muçulmanos sub humanos que matou essa criança pequena, em sua jihad de Alá - inspirado pelo Alcorão.

Este vídeo é escrito com uma falsa propaganda alegando que 'forças sírias' matou uma criança "rebelde". Nova avaliação da situação na Síria mostram que mais da metade dos chamados combatentes da liberdade são terroristas. Em outras palavras, toda a 'luta' é chumbo terrorista.
Estes extremistas têm vindo a utilizar os seus próprios crimes como propaganda em seus três anos de homicídios, como o gáz químico que recentemente matou crianças que pertenciam a famílias de minorias alauítas perto de Latakia, seqüestrado por extremistas anti-Assad apenas algumas semanas antes.
Extremista sunita pró-argumentam que a criança é na verdade um filho "rebelde". Mas reparem bem, a criança está vestida como uma criança muçulmana? E quem está segurando a criança? O exército Sírio ou extremistas? Este é apenas um dos infindáveis número de assassinatos cometidos por extremistas muçulmanos fingindo ser "rebeldes".




.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

sábado, 14 de setembro de 2013

mensagem biblica Tema : Asas como de Águias.


Tema : Asas como de Águias.
Ísaias 40.31
Introduçao :
A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver cerca de 70 anos
Seu golpe de vista, suas garras, sua capacidade de vôo, sua astúcia, sua prudência, sua vida num todo. Especíes de águias:
1 – Águia Dourada
2 – Águia Cinzenta – seu nome deriva-se do penhasco, a cauda é preta com a extremidade branca, seu corpo mede aproximadamente 85 cm de comprimento, incluindo o bico e a cauda. É encontrada no Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina.
3 – Águia Calçada – os seus pés mostram estabilidade quando se encontra assentada nos galhos das árvores.
4 – Águia Pescadora – vive da pesca.
5 -Águia do Dedo Curto – elas tem os dedos curtos que não tem estabilidade quando se assenta em algum galho de árvore.
6 – Águia Mosqueada – o seu corpo é todo mesclado de manchas.
7 – Águia Nipalenses – essa espécie de águia só se encontra no deserto e tem uma vida isolada, em lugares inabitados.
8 – Águia Imperial – é uma das águias mais bonitas e de presença agradável. Esta espécie possui uma capacidade de domínio sobre as demais de sua família
A águia e os imperios :
Anteriormente os países que consideravam-se fortes e invencíveis tinham como símbolo uma águia.
Os Estados Unidos da América, tomou a águia como seu símbolo em 1872. Semelhantemente os impérios: Russo, Prussiano, Austríaco, a França de Bonaparte e o império Romano. Na era de Jesus ostentava-se no cume do templo de Salomão uma grande águia, que era o símbolo de Roma.
O crente e águia :
Depois de meditar com bastante precisão, em Isaias 40:31 e II Samuel 1:23, concluimos que a águia e um simbolo do cristao vitorioso em Cristo. Segundo o doutor Russel Wallace (Grande ornitólogo), há no mundo 10.087 tipos de aves, e porque em meio a 10.087 tipos de aves, Isaías não usou outro pássaro qualquer. »
Bem, o crente é representado por uma águia, sabeis porque? Eis as razões:
I.                   As  águias  e o seu  destaque entre as demais aves.

a)      A águia é  da familia das aves grandes.
O crente é da família não de deuses minúsculos e sim do GRANDE DEUS, que fez o céu e a terra. (Sal. 95:3; Sal. 77:13; 1Cr. 16:25; Sal. 48:1)

b)      A águia e o seu companheirismo.
os estudiosos das aves dizem,que nenhuma outra ave é tão unida quanto as águias, elas são tão unidas que quando um caçador chega a capturar uma delas, as demais choram literalmente, a falta da águia capturada.A biblia diz algrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.

c)       A águia e uma ave de rapina
A águia como ave de rapina, sai em busca de sua presa, de sua alimentação.(Jó 9:26).
Assim deve ser o crente águia, deve sair em busca de sua alimentação espiritual,comida espiritual, vá, e alimente-se.

II.               As  águias  e suas habilidades especiais

a)       Visao diferenciada
O golpe de vista da águia é humanamente falando incomparável. Oito vezes mais que a visao humana. É capaz de visualizar diretamente o resplendor do sol. A águia é dotada de um grande poder visual, tem olhos graúdos de natureza que o mesmo ocupa quase um terço do seu crânio, segundo a ornitologia o cristalino dos olhos das águias focaliza uma formiga a lO.OOOm de altitude e em linha reta, horizontal, pode detectar a 20 km de distância.
- Davi orou por sua visão espiritual (Sal. 119:18)
- Geazi teve visão espiritual após a fervorosa oração do profeta (II Reis 6:17)
- A visão espiritual é promessa para os nossos dias (J2.28)
- Jesus repreendeu a igreja de laodicéia por falta de visão (Ap. 3:18)

b)     Voo espetacular e rapidissímo.
As águias sao apelidadas de rainha dos ares, porque de todas as aves que decolam, ela é a que voa mais alto. A águia voa cada vez mais alto. Ela tem uma característica muito interessante. Quando ela faz seu segundo vôo ele é mais alto do que o primeiro. Quando ela faz o seu terceiro vôo, ele é mais alto do que o segundo, ela sempre se esforça para voar cada vez mais alto,
E chamada também de rainha dos ares por ser a única ave que enquanto voa, descansa. Isso é possível devido a sua estrutura óssea.
Todas as aves que existem neste mundo tem a estrutura óssea longitudinal (comprida), a águia não, toda a sua estrutura óssea é cilíndrica, o que lhe permite:
. Descansar enquanto voa;
. Enfrentar tempestades;
. Invadir turbulências.
A águia voa numa velocidade de 100 km/h e atinge a lO.OOOm de altitude (Pv. 30:18,19;Pv23:5).
Aprendo muito com essas lições citadas:
Voar mais alto – Isto fala-nos da altitude que os crentes deve andar, Colocensses 3.1-2.

c)       A águia é uma ave que ama a liberdade.
 Ela tem intimidade com as alturas.Não sabe viver em cativeiro. Não consegue viver em gaiolas. Se presa não come, e nem bebe, não sobrevive enjauladas em zoológicos. Ela morre mas não fica cativa, ela não aceita outra condição para sua vida se não a liberdade. Nós também fomos chamados para a liberdade. Para a liberdade foi que Deus nos libertou (Gl. 5:17).

III.            As águias  e sua sagacidade e destreza.

a)      Suas armas de ataque e defesa
A águia usa as suas garras como instrumento de defesa e ataque. As garras são tão importantes para elas como os braços são para os homens. Suas garras funcionam como trava, quando uma águia toma uma presa jamais ela escapa das suas garras.
A águia tira a serpente do buraco.
Quando a águia percebe a presença de cobras ou serpentes em alguma toca, coloca as pontas das asas na boca da mesma.
-A serpente irada morde as penas da águia solta o veneno mas não lhe atinge, porque são penas e não carne. Continua irritando a serpente até que ela saia da toca para dar o bote. Aí então é agarrada pelas garras da águia, levada as alturas e esmagada.
Aprendo muito com esta lição:
- O único povo da terra que resiste, enfrenta e vence a antiga serpente (o maligno, Apocalipse 12:9), chama-se crente águia. “Em breve o Deus da paz, esmagará a serpente (Satanás) debaixo dos vossos pés”

b)      Formacao do seu ninho e treinamento dos seus  filhotes.
Os caçadores menos favorecidos são os caçadores de águia, pois ela faz o seu ninho em locais de alta segurança, aonde os homens não podem chegar.
Segundo a Bíblia as águias fazem o seu ninho em rochedo alterneiros, em montanhas altíssimas, em locais de difícil acesso. (Jó 39:27, 28)
Uma vez achando o local ideal para o seu ninho a águia vai até uma região espinhosa e transporta através de suas garras até o cume do monte uma boa quantidade de espinhos pontiagudos, posteriormente vem em alta velocidade e da numa manada de carneiros, apanha um filhote distante da manada, mata-o e desfola cuidadosamente, (o bico de uma águia é tão afiado como uma faca de açougueiro) come a carne do cordeiro morto com companheiros e companheiras, o couro do cordeiro e levado para secar, uma vez seco, é transportado para o ninho, esta estende o couro do cordeiro sobre os espinhos pontiagudos, assenta-se ali e põe quatro ovos, dois propositadamente é dispensado rochedo abaixo, os outros dois são chocados, no período de 35 a 40 dias.
Ao nascer os filhotes, a águia fica na incumbência de alimentá-lo. Enquanto ela sai para buscar a presa os filhotes são vigiados pelo pai.
Quando os filhotes já estão revestidos de plumagem a águia mãe chega na ponta do ninho e convida os seus filhotes a subirem em suas costas, porém o medo da altura em que estão não permite que eles atentem ao chamado da velha águia, ela irada por ser desobedecida puxa o tapete e eles caem sobre os espinhos, aí piando de dor eles sobem nas costas da velha águia, e a rainha dos ares alça vôo, em direção aos céus, duas horas de vôo mais ou menos é hora de ensinar seus filhotes voarem.
Ela baixa uma das asas e os filhotes descem, batem as asas desesperadamente, mas ainda não sabem voar, quando estão perto de espatifarem-se, ela dá um vôo rasante e apara os seus filhotes em suas costas, este processo é reiniciado por várias vezes, até as aguiazinhas alçarem vôo.


IV.             As águias e o voo do renovo.

a)       A águia é a única ave que se renova (SI. 103:5).

Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão.
Nessa situação a águia só tem duas alternativas: deixar-se morrer... ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá recolher-se, em um ninho que esteja próximo a um paredão.Um lugar de onde, para retornar, ela necessite dar um vôo firme e pleno.Ao encontrar esse lugar, a águia começa a bater o bico contra a parede até conseguir arrancá-lo, enfrentando, corajosamente, a dor que essa atitude acarreta. Espera nascer um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas.Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses, "renascida", sai para o famoso vôo de renovação, para viver, então, por mais 30 anos. Assim é todos os filhos de Deus, chega um momento de nossas vidas que passamos pelas lutas não para sermos derrotados mas para sermos fortalecidos e vivermos melhor. Veja a águia aos 40 anos, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas, das quais se alimenta.O bico, alongado e pontiagudo, se curva. Apontando contra o peito, estão as asas envelhecidas e pesadas, em função da grossura das penas, e, voar, aos 40 anos, já é bem difícil! Muitas vezes, em nossas vidas, temos que nos resguardar, por algum tempo, e começar um processo de renovação. Devemos nos desprender das (más) lembranças, (maus) costumes, e, outras situações que nos causam dissabores, para que continuemos a voar.Um vôo de vitória. Somente quando livres do peso do passado (pesado), poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz. Destrua, pois, o bico do ressentimento, arranque as unhas do medo, retire as penas das suas asas dos maus pensamentos e alce um lindo vôo para uma nova vida.Um vôo de vida nova e feliz.

Conclusao:

Você acabou de aprender o processo de renovação desse animal.E pôde descobrir que é necessário também aos filhos de Deus, para uma vida de vitória diante dos seus inimigos e presevação da espiritualidade até o grande chamado de Deus que é a nossa entrada na glória. Romanos 12.1-2.



Marilton Ramos
Missionario em África
Setembro de 2013.